Apresentamos a você a Revista Litúrgica O PÃO NOSSO DE CADA DIA.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA é um subsídio litúrgico-catequético, no sentido em que trabalha a liturgia, sobretudo, num sentido catequético.
É uma ajuda para você e sua comunidade entenderem e vivenciarem a Liturgia de cada dia, particularmente a Liturgia da Palavra.
Nosso material é o único que, que além de trazer as orações da missa diária, traz também uma reflexão-meditação sobre o Evangelho de cada dia. Esta parte tem o nome de SEMENTE NA TERRA: a semente que é a palavra de Deus; a terra, que somos nós.
Leia, por favor, uma dessas meditações, para você conhecer e saborear nosso modo de aproximar-nos da Palavra de Deus. Temos certeza de que você vai gostar e se enriquecer com A SEMENTE NA TERRA.
Além disso, nosso material tem duas pequenas seções: “Santos do Dia” e “Datas Comemorativas”. Você sabe que, na Liturgia oficial, são lembrados mais ou menos 150 santos e santas ao longo do Ano Litúrgico. Uma minoria diante dos milhares e milhares de santos e santas reconhecidos pela Igreja. É com alguns desses que colocamos você em contato todos os dias. As “Datas comemorativas” é um pequeno ‘gancho’ com a vida.
A Liturgia não é só celebração do mistério de Cristo, mas também do mistério da Igreja e do mundo em que construímos nossa história. A Liturgia deve levar à vida e a vida deve estar presente na Liturgia.
A formação é muito importante para a boa celebração. Sem formação, não entendemos o que se passa na celebração, e aproveitamos menos ainda sua beleza e riqueza.
Em nosso subsídio, você vai encontrar, todo mês, uma parte – pequena, mas preciosa – para entrar cada vez mais no mundo da liturgia. É o “ABC DA LITURGIA”. Chama-se ABC, porque, cada ano, abordamos temas litúrgicos, em ordem alfabética. Cada ABC da Liturgia é completo em si. Cada tema é tratado de forma breve, mas suficientemente completa. Leia um deles, e você vai ver como é interessante!
Outra particularidade de nossa revista é o “ABC DO CRISTIANISMO”. Lendo um texto bíblico, ou a meditação diária, ou a biografia de um (a) santo (a), encontramos palavras que, muitas vezes, não entendemos. A cada mês, selecionamos algumas dessas palavras “difíceis” e tentamos explicar o seu sentido. É uma forma de ajudá-lo a ter um contato mais consciente e profundo com o mundo da fé, da igreja, do cristianismo.
Não podemos nos contentar com o catecismo da nossa infância; precisamos de alimento mais sólido e nutritivo!
Desejamos que você – seus familiares, seus companheiros de caminhada, os membros de sua comunidade, as equipes de liturgia – aprecie e até divulgue O PÃO NOSSO DE CADA DIA.
É como o pão: simples e bonito, humilde e consistente, saboroso e nutritivo, acessível e elevado.
O autor da revista é o Pe. Antonio José de Almeida, nascido em Marapuama, SP, no dia 4 de agosto de 1949. Fez o Seminário Menor em Assis, SP, a Filosofia em Curitiba e a Teologia (graduação, mestrado e doutorado) na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.
O Pe. Almeida pertence à Diocese de Apucarana, PR, onde foi pároco da Paróquia Santíssima Trindade (Arapongas), da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Santa Fé) e da Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Apucarana). Por dez anos, foi coordenador diocesano de ação evangelizadora; por oito, foi presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná; por trinta e cinco anos, esteve a frente do Centro de Promoção Humana de Santa Fé, que desenvolve amplo trabalho social em favor de crianças, adolescentes, jovens e idosos.
É autor de vários livros, publicados pelas Editoras Loyola, Paulinas, Paulus e Vozes, além de artigos em revistas de Teologia e Pastoral.